Notícias Educacionais

Escolas registram queda na inadimplência

Pela primeira vez nos últimos quatro anos, o índice de inadimplência nas escolas particulares paulistas registrou queda no primeiro trimestre do ano.

Nadando com as estações 2018

O PEPER marcou presença no evento NADANDO COM AS ESTAÇÕES 2018, que aconteceu nos dias 06 e 07 de Abril no Colégio Salesiano Dom Bosco Paralela em Salvador ? BA.

NOVAS ESCOLAS PARTICULARES DE BAIXO CUSTO ATRAEM ALUNOS DA CLASSE C

No cenário atual da economia brasileira, com muitas incertezas e expectativas, o segmento de educação particular voltado à classe C tem ganhado destaque. Com proposta de oferecer ensino de qualidade, tecnologia e formações complementares, as instituições de ensino cobram mensalidades entre R$ 500 e R$ 700.

FIES E P-FIES PARA O SEGUNDO SEMESTRE DE 2019 ABREM INSCRIÇÕES DIA 25

Começam no dia 25 de junho as inscrições para o Fies e P-Fies. O resultado sairá no dia 9 de julho. As vagas são para o segundo semestre deste ano. Dentre as exigências para participar da seleção, está a participação em pelo menos um Enem nos últimos 10 anos. Além disso, é preciso ter obtido nota superior ou igual a 450 pontos e não ter zerado a redação.

SENADO DECIDE QUE PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA DEVE TER DIPLOMA

Em muitas escolas brasileiras, as aulas de Educação Física para os alunos da Educação Infantil e das séries iniciais do Ensino Fundamental são ministradas por professores sem formação na área. Mas um projeto aprovado na Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado torna a licenciatura obrigatória para atuação desses profissionais.

GOVERNO ANUNCIA INTENÇÃO DE CRIAR UNIVERSIDADES DIGITAIS

O governo federal que criar um programa de universidades digitais. O anúncio foi feito pelo ministro da Educação, Abraham Weinttraub. De acordo com ele, a ideia é que, nessas instituições, boa parte da formação seja realizada por educação a distância. Técnicos do Ministério da Educação já estudam a viabilidade financeira do programa.

EAD PREVALECE NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Dados contabilizados pelo movimento Todos pela Educação mostra que a maioria dos futuros professores estuda em instituições de ensino a distância. No período entre 2010 e 2017, a formação não presencial em faculdades particulares registrou aumento de 162%. A rede privada, de acordo com a pesquisa, é responsável por colocar no mercado 72% dos professores.

PROFESSORES COMEÇAM A SE CAPACITAR PARA A NOVA BNCC

A partir do próximo ano, escolas públicas e particulares terão que se adequar às novas recomendações da Base Nacional Comum Curricular. Recentemente, um encontro em Brasília, no Distrito Federal, capacitou professores que atuarão como multiplicadores em seus estados e municípios, além de ajudarem no planejamento das aulas e elaboração de projetos.

NOVO "DIRETOR" DO ENEM É UM GENERAL

O Exame Nacional do Ensino Médio será comandado, este ano, por um general da reserva. Carlos Roberto Pinto de Souza foi nomeado para a Diretoria de Avaliação da Educação Básica do Ministério da Saúde. Doutor em estudos militares, Souza não tem formação na área de avaliação escolar e trabalhava como assessor no Ministério da Ciência.

ESPECIALISTAS DEFENDEM INÍCIO DAS AULAS DO ENSINO MÉDIO MAIS TARDE

A quantidade de horas de sono necessária para o bom funcionamento do corpo humano é diferente entre crianças, adolescentes e adultos. Por isso, especialistas estão defendendo que as aulas do ensino médio sejam iniciadas, nas escolas, mais tarde. A sonolência demonstrada pelos alunos nas primeiras aulas do dia atrapalha o desenvolvimento da aprendizagem.

ID ESTUDANTIL COMEÇA A SER EMITIDA EM 90 DIAS

Em pouco tempo, estudantes de todo o país poderão tirar sua carteirinha e pagar meia entrada em shows, teatros e outros eventos culturais. Por enquanto, o documento é emitido apenas por entidades representantes dos alunos. Com as mudanças anunciadas pelo governo federal, a ID Estudantil estará disponível nas lojas Google Play e Apple Store.

OCDE DIZ QUE INVESTIMENTO POR ALUNO ESTÁ ABAIXO DA MÉDIA NO BRASIL

Estudo da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) revela que o Brasil investe mais em educação e menos por aluno do que a média de 36 países analisados. Os baixos salários pagos aos professores contribuem para o pouco investimento de dinheiro na formação dos estudantes.