Notícias Educacionais

FIM DA ISENÇÃO TRIBUTÁRIA PREOCUPA SETOR FILANTRÓPICO

Instituições educacionais e de saúde estão preocupadas com uma Proposta de Emenda à Constituição que tramita no Senado. A PEC está no documento que prevê a Reforma da Previdência e propõe o fim das imunidades tributadas garantidas ao setor filantrópico. Se for aprovada, a proposta vai reduzir a oferta de bolsas de estudos.

FORMALIZAÇÃO DE NOVOS CONTRATOS DO FIES É PRORROGADA

Os estudantes terão um prazo maior para validarem as inscrições do Fies nas instituições de ensino e formalizarem os contratos com os bancos. O prazo terminaria no dia 23 março, mas foi ampliado e, agora, mais uma vez postergado. A medida foi tomada em função do isolamento social recomendado pelas autoridades.

SAEB PODERÁ DAR ACESSO À UNIVERSIDADE

A exemplo do Exame Nacional do Ensino Médio, o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) poderá ser usado para acesso às instituições de ensino superior mantidas pelo governo federal. De acordo com portaria do Ministério da Educação, o Saeb será aplicado anualmente para a educação infantil e todas as séries dos ensinos fundamental e médio.

PARA MANTER ALUNOS, FACULDADES OFERECEM BENEFÍCIOS

Com o objetivo de evitar a evasão de alunos e facilitar o acesso de novos estudantes às matrículas no ensino superior, um grupo de 58 instituições privadas se juntou para oferecer um pacote de incentivos que prevê ajuda no custeio de mensalidades e isenção de algumas taxas. As medidas visam amenizar os prejuízos causados por causa da pandemia do novo coronavírus.

ENEM: PESQUISA SOBRE DATA DAS PROVAS SERÁ NO FIM DO MÊS

Entre os dias 20 e 30 de junho, os estudantes inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio poderão participar de uma enquete realizada pelo Inep para definição das datas nas quais as provas serão aplicadas. O Ministério da Educação já anunciou que o Enem será adiado. Falta apenas definir quando o exame acontecerá.

MEC ANUNCIA 140 MIL VAGAS DE FIES E PROUNI

O Programa Universidade para Todos (Prouni) abrirá, nos próximos dias, 90 mil vagas. E as oportunidades para quem quer cursar o ensino superior vão além disso: o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) também vai selecionar 50 mil novos estudantes. O anúncio da oferta de vagas foi feito pelo ministro da Educação, Milton Ribeiro.