FIOCRUZ DIVULGA ORIENTAÇÕES PARA VOLTA ÀS AULAS

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) lançou um documento com orientações sobre a volta às aulas em meio à pandemia. Intitulado “Contribuições para o retorno às atividades escolares presenciais no contexto da pandemia de Covid-19”, o material foi coordenado pela vice-presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde da Fiocruz e reúne evidências e informações científicas e sanitárias, nacionais e internacionais, sobre o que tem sido debatido sobre a volta às aulas presenciais.

O documento da Fiocruz elenca 11 critérios gerais para a reabertura das escolas e oferece elementos para assessorar a comunidade escolar e aos gestores, considerando as diferentes variáveis regionais. “Trata-se de uma questão multi e transdisciplinar, além de intersetorial. Por isso, o documento destaca a necessidade de articulação, em cada território, dos serviços públicos da educação, saúde e assistência social para que sejam construídos, com a participação da população, os devidos diagnósticos”, comenta a coordenadora do grupo e assessora da Vice-Presidência, Patrícia Canto.

Segundo a pesquisadora, não é possível dissociar as dimensões da saúde individual. “A escola é um agente estratégico para a promoção da saúde e prevenção de possíveis agravos”, diz.

Fonte: Uol Educação