Novidades

26 de novembro de 2020

CURSOS TECNOLÓGICOS REGISTRAM CRESCIMENTO DE 11,5% EM UM ANO

Os números do último Censo da Educação Superior mostram que, entre 2018 e 2019, os chamados cursos tecnológicos registraram crescimento de 11,5% no número de matrículas. Foi o segmento, entre os graus acadêmicos, que mais cresceu. Mais da metade dos alunos estuda na modalidade de ensino a distância.
26 de novembro de 2020

DIRETOR ESCOLAR TERÁ MATRIZ DE COMPETÊNCIA

Os diretores de escolas brasileiras terão uma matriz de competência elaborada pelo Ministério da Educação. O Conselho Nacional de Secretários de Educação e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação indicaram 20 gestores escolares para fazerem a revisão do texto preliminar da matriz, que tem o objetivo de ser um documento norteador de ações.
26 de novembro de 2020

PARA MINISTRO DO STF, LEI QUE REDUZ MENSALIDADES É INVÁLIDA

Uma lei do Maranhão que reduz as mensalidades escolares em razão da pandemia de covid-19 está em julgamento no Supremo Tribunal Federal. Na avaliação do ministro Alexandre de Moraes, o decreto é inconstitucional. O caso foi parar no STF porque a Confenen ajuizou ação no órgão, contestando a decisão do governo maranhense.
26 de novembro de 2020

PAINEL ORIENTA OFERTA DE CURSOS DE ACORDO COM A REALIDADE REGIONAL

Um panorama das vocações econômicas de cada estado e de suas mesorregiões, segundo indicadores de trabalho e renda, está à disposição das instituições de ensino para consulta antes da oferta de cursos de formação e qualificação profissional. A plataforma que reúne as informações está sendo disponibilidade pelo Ministério da Educação.
13 de novembro de 2020

PANDEMIA IMPACTA CONTRATOS DAS MENSALIDADES PARA 2021

O planejamento do próximo ano letivo está sendo diferente de tudo o que já se viu no cenário educacional brasileiro. Além das preocupações com as novas dinâmicas de trabalho e de segurança com a saúde dos alunos e professores, os gestores escolares estão analisando com muito cuidado alterações nos valores das mensalidades.
13 de novembro de 2020

PANDEMIA AUMENTA NÚMERO DE ALUNOS DESMOTIVADOS, DIZ PESQUISA

Pesquisa do Instituto Datafolha, a pedido da Fundação Lemann, Itaú Social e Imaginable Futures mostra que, durante a pandemia, houve aumento no percentual de alunos sem motivação para estudar. O levantamento é um indicativo de que, se uma medida não for tomada, há risco de muitos desistirem da escola.
13 de novembro de 2020

CONTRA EVASÃO, FACULDADES APOSTAM EM REFORÇO E CRÉDITO PRÓPRIO

Aulas de nivelamento e oferta de crédito estudantil próprio são duas estratégias que as instituições de ensino superior privadas têm utilizado para evitar o trancamento de matrícula pelos alunos. Dados do Inep obtidos antes da pandemia já mostravam que apenas 37% dos universitários concluíram o curso no qual ingressaram.
13 de novembro de 2020

DF DISCUTE LEI QUE PERMITE A EDUCAÇÃO EM CASA

Deputados do Distrito Federal estão discutindo um projeto de lei que regulamenta, na capital brasileira, o chamado “homeschooling”, ou seja, o ensino domiciliar. Uma das propostas é de que a Secretaria de Educação emita os certificados de conclusão de cada etapa da educação básica sendo concluída na casa do aluno.