Notícias Educacionais

MEC DIZ QUE 60% DOS PARTICIPANTES DO ENEM PODERIAM ESTAR NA FACULDADE

Análise feita pelo Inep, órgão responsável pela realização do Exame Nacional do Ensino Médio, revela que 60% dos participantes teriam nota para entrar no ensino superior. Ao fazer a simulação, a intenção é mostrar aos estudantes que, mesmo com nota abaixo da média nacional, é possível concorrer aos processos seletivos.

SETE EM DEZ ALUNOS NÃO SABEM RESOLVER PROBLEMAS SIMPLES DE MATEMÁTICA

Os resultados do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes, o Pisa, divulgados nos últimos dias, são preocupantes: no Brasil, 73% dos alunos concluem o ensino fundamental sem saber resolver problemas simples de matemática. A prova deveria ter sido aplicada em 2001, mas foi adiada para 2022 por causa da pandemia de covid-19.

"BOLSA POUPANÇA" SERÁ LANÇADA AINDA ESTE ANO, AFIRMA MEC

O governo está anunciando a implementação de uma "bolsa poupança" proposta pelo MEC. De acordo com o ministro Camilo Santana, a ideia inicial é repassar uma ajuda financeira aos estudantes.

ESPECIALISTAS APROVAM PROPOSTA DO MEC PARA O NOVO ENSINO MÉDIO

Especialistas em educação entendem que o Ministério da Educação (MEC) melhorou o formato do Novo Ensino Médio (NEM) com as propostas apresentadas no último dia 7, mas ainda há pontos a se discutir.

INEP ESTUDA ISENÇÃO TOTAL DA TAXA DE INSCRIÇÃO DO ENEM

O INEP revelou que estuda a possibilidade de isentar totalmente as taxas do Enem. Para o governo federal, a medida representaria um atrativo para aumentar a adesão à prova e incentivar os participantes.

É POSSÍVEL ESTUDAR SOZINHO PARA O ENEM. VEJA ALGUMAS DICAS

Estudar sozinho para o Enem lendo livros, acessando a internet, assistindo vídeoaulas e resolvendo exercícios e simulados. Essas são formas eficientes de o estudante se preparar para o exame.

ENSINO A DISTÂNCIA LIDERA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Dados do Ministério da Educação apontam que, em instituições federais, somente 38% do total de estudantes de cursos de licenciatura concluíram os estudos de forma presencial.

UNICAMP ANUNCIA MUDANÇAS NO VESTIBULAR

Mais questões de humanas e menos de ciências da natureza. Essa á uma das mudanças anunciadas para o vestibular da Unicamp, um dos mais concorridos do Brasil, que tem criado repercussão no meio acadêmico.

BRASIL TEM HISTÓRICO DE ALTO ÍNDICE DE VIOLÊNCIA ESCOLAR

O ataque de um aluno a uma professora numa escola estadual de São Paulo chamou a atenção de todo o Brasil para a violência no ambiente escolar. Pesquisas têm indicado a alta incidência de casos de agressão nas instituições de ensino. O Brasil ocupa lugar de destaque na posição entre os países que mais registram esses casos de violência.

INTELIGÊNCIA EMOCIONAL ESTÁ ENTRE AS TENDÊNCIAS ATUAIS DA EDUCAÇÃO

Foi-se o tempo em que educação, na sala de aula, se fazia apenas com livro, caderno, lápis e caneta. Os recursos tecnológicos chegam cada vez aos espaços educativos, ao mesmo tempo em que se investe também no desenvolvimento de habilidades e competências sociais e emocionais dos estudantes.

FORMAÇÃO PRESENCIAL PREPARA MELHOR, OPINAM PROFESSORES

Pesquisa do movimento Todos pela Educação aponta que 84% dos professores entrevistados acreditam que os cursos presenciais são melhores para a formação docente que os ofertados a distância. A informação acende um alerta neste momento em que há um significativo avanço da educação EAD no país.

NA EDUCAÇÃO BÁSICA, OITO EM CADA DEZ GESTORES SÃO MULHERES

As mulheres são maioria expressiva nas escolas brasileiras, principalmente nos cargos de gestão. Números do último Censo Escolar revelam que a cada 10 diretores de escolas, oito são mulheres. No que se refere à formação profissional, o levantamento mostra que 19,3% dos 163 mil gestores escolares têm cursos de especializações.